segunda-feira, 21 de junho de 2010

APRECIANDO OUTROS E EDIFICANDO O SEU SUCESSO


"A mais profunda necessidade do ser humano é a necessidade de ser apreciado." William James



Você gosta de ser reconhecido e apreciados pelos seus esforços? Certamente que sim. Quando alguém lhe telefona ou lhe escreve comunicando como foi beneficiado pelo seu trabalho certamente que isso lhe traz uma deliciosa gratificação. É correto afirmar que você também não irá se esquecer quem foi aquela pessoa que lhe demonstrou tal apreciação.



Se, como William James sugere, a mais profunda necessidade humana é a necessidade de apreciado, seria de esperar que as pessoas freqüentemente estariam demonstrando apreciação. Porém, o fato que este - decididamente - não é o caso. São poucas as pessoas que separam um tempo para fazer uma chamada telefônica, ou escrever um cartão ou uma carta demonstrando apreciação por alguém.



Quando as pessoas não recebem um bom serviço, ou quando suas necessidades de alguma forma não são preenchidas, elas rapidamente registram as suas reclamações.

Por outro lado, quando essas mesmas pessoas recebem um excelente serviço, ou são tratadas de uma maneira muito especial, raramente elas demonstram a sua apreciação.

Sugestão: Se alguém lhe envia um cliente, ou lhe envia um material precioso ou lhe assiste de alguma maneira em seus negócios, ou na sua vida pessoal, não deixe de lhe enviar um cartão, ou uma carta demonstrando a sua gratidão. Aquela pessoa certamente que estará muito mais inclinada a continuar lhe ajudando no futuro.



Por que? Porque a mais profunda necessidade da natureza humana é a necessidade de ser apreciado.



Pense nisso. Na segunda feira o Sr. Oliveira da empresa ABC presta um excelente serviço para o Cliente 1 e Cliente 2. Em resposta ao serviço prestado pelo Sr. Oliveira, o Cliente 1 não diz nada e não faz absolutamente nada. Na sexta feira, o Sr. Oliveira recebe um cartão de apreciação escrito pelo próprio punho do Cliente 2. Nesse cartão o Cliente 2 expressa a sua sincera gratidão ao Sr. Oliveira pela competência, cortesia e eficiência da empresa que lhe prestou excelente serviço. Na próxma vez que o Cliente 1 e o Cliente 2 ligarem para o Sr. Oliveira com um novo pedido, você não acha que o Cliente 2 irá receber um tratamento extra?



ESTABELEÇA UM HÁBITO

Sugestão: Desenvolva o hábito de diariamente reconhecer as pessoas pelos seus esforços e apreciar o seu bom trabalho em função de qualquer contribuição que elas estejam fazendo em sua vida. Se você desenvolver esse simples, mas saudável e poderoso hábito, você estará se elevando muito acima da média e desfrutará muito mais rapidamente o seu sucesso.



Para que você seja bem sucedido, fatalmente você irá precisar da cooperação das outras pessoas. Portanto, não faz sentido, que as pessoas estarão mais prontas a lhe ajudar quando você as reconhece e as aprecia?



Tome do telefone ainda hoje, fale com alguém ou escreva algumas linhas demonstrando profunda e sincera apreciação e espere pelo resultado. Faça disto um hábito e certamente que você ira obter mais coisas desta vida que você jamais imaginou poderia obter.

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