segunda-feira, 30 de agosto de 2010

EXAMINANDO O NOSSO EGO



Um filósofo afirmou certa vez:
"O poder corrompe e poder absoluto corrompe absolutamente."
Quando você está numa posição de liderança, é muito fácil ser seduzido pelo poder que se tem nas mãos. Isso porque é o patrão, o chefe o number one. Porém, se não souber manejar o poder que tem em suas mãos, certamente que um palco já estará sendo montado para a exibição de uma queda pessoal. Estará criando uma barreira entre você e seus funcionários e também estará se colocando num pedestal que certamente lhe poderá conduzir a uma grande queda. Uma das coisas mais difíceis nesta vida é a demonstração do exercício do poder combinado com a presença de genuína humildade.

Nove Maneiras de Como Manter o Ego Sob Controle

1. Conscientize-se dos perigos de um ego descontrolado. Se a sua resposta for "Sim" a algumas dessas perguntas, então é possível que o seu ego precisa de ajustes.

· Seus funcionários não tem coragem de lhe confrontar mesmo quando você está errado?
· Os seus funcionários se acovardam em sua presença?
· Você gosta de provar quão poderoso, inteligente ou impressionante és?
· Você se ira, levanta a sua voz quando outras pessoas questionam e desafiam as suas idéias?

2. Compreenda que o seu sucesso depende do esforço das outras pessoas. Você podeachar que é a estrela do time, mas sem o time a sua estrela não poderá ter um grande brilho. Os seus sonhos só se tornarão realidade se outras pessoas tiverem interesse e habilidade em ajudá-lo. Encoraje e aprecie o seu pessoal e eles estarão com você ombro a ombro.

3. Remova expressões egoísticas do seu vocabulário. Ouça aquilo que está falando. Começando hoje corte ao máximo pronunciamentos dizendo "Eu" se focalize no "Nós."

4. Pare de falar e comece a ouvir. Use as idéias e sugestões das outras pessoas. Permita que elas se expressem e lhe digam o que estão pensando. Reconheça e aprecie o valor das idéias delas. Esta simples estratégia não apenas irá ajudá-lo a cuidar do seu ego, mas também lhe trará informações preciosas na direção de maior lucro.

5. Estude as melhores "atitudes de equilíbrio" que possa encontrar. Observe a liderança e o estilo de pessoas em sua profissão, que tem tido a habilidade de equilibrar poder com humildade. Imite-os. Rejeite os modelos negativos. Aqueles cujos egos são maiores do que a sala onde estão alojados.

6. Coloque a sua estatura dentro de um contexto apropriado. Examine o mapa mundial. Existem atualmente mais de cinco bilhões de pessoas vivendo no globo terrestre. Quantos destes conhecem o seu nome? Dessas pessoas quantas terão apenas coisas positivas a dizer a seu respeito?

7. Identifique os seus motivos interiores. Muitas pessoas que gostam de trombetear as suas realizações assim o fazem com base na sua própria insegurança. Outros o fazem com inveja das outras pessoas. Seja qual for a razão, se um ego inflado está criando dificuldades para o seu negócio, então dê uma boa examinada em você mesmo, talvez até mesmo com a ajuda e supervisão de um profissional.

8. Quando ofender alguém, peça desculpas. Um pedido de desculpas é uma faca amolada de ambos os lados e todos os dois lados cortam em seu favor:
· Ao se desculpar você estará mandando uma mensagem pública de humildade.
· Ao se desculpar você estará se elevando diante dos olhos das pessoas com quem está se desculpando.

9. Torne-se um líder servo. Vá para a cozinha no próximo almoço da sua empresa. Faça um café para a sua secretária. Pergunte aos seus funcionários o que eles precisam a fim de serem bem sucedidos e não se esqueça jamais do princípio que não pode ser esquecido: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos." Provérbios 16:18-19.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PRINCÍPIOS EMPRESARIAIS DE ABRAÃO LINCONL


· Explique-se por escrito e esteja sempre aberto para resolver problemas.
· É importante que as pessoas saibam que você circula entre elas sem medo.
· Lembre-se que todas as pessoas gostam de elogios.
· Busque contatos casuais com seus subordinados. Essa é uma maneira tão significativa quanto o encontro formal ou talvez até mais.
· Se o teu subordinado não te suporta, você pode suporta-lo. Dê um bom exemplo.
· Faça uma guerra de cada vez.
· Invista tempo e dinheiro em conhecer a complexidade da natureza humana
· Quando você extingue a esperança, você cria o desespero.
· A demonstração de compaixão e tolerância fará com que você seja bem sucedido no seu relacionamento.
· Delegue responsabilidade e autoridade que venham proporcionar às pessoas agirem por si próprias.
· Dê aos seus subordinados uma chance justa de liberdade eqüitativa e oportunidade para o sucesso.
· Quando você alcançar o topo, volte-se e abaixe-se para alcançar a pessoa que ficou atrás de você.
· Você deve ser consistentemente justo e decente em ambas as áreas da sua vida empresarial e pessoal.
· Uma vez que você tenha perdido a confiança dos seus subordinados, você nunca mais irá readquirir o respeito e estima.
· Tenha sempre em mente: uma vez que um subordinado é destruído, ele cessa de contribuir para a sua organização.
· Lembre-se: a sua organização irá assumir a feição e personalidade do seu líder principal.
· Não seja malicioso com ninguém mas seja piedoso para com todos.
· Ainda que haja uma certa possibilidade de você perder uma determinada batalha, isso não deveria lhe impedir de lutar se a luta for por uma causa justa.
· Lembre-se de que a verdade é a melhor vingança contra a calúnia

(Extraído do livro Linconl on Leadership - Donald T. Phillips)

Líderes contemporâneos podem ganhar uma nova sabedoria e atitude através deste cristão exemplar que foi Abraão Linconl. Este memorável presidente dos Estados unidos nos encoraja a vivermos uma vida de princípios sólidos e consistentes. Com Linconl aprendemos a examinar a vida pelo melhor angulo possível, aprendemos a demonstrar um espírito gracioso em meio a pressões. E acima de tudo aprendemos a distinguir com nitidez o certo do errado e a termos coragem para prosseguirmos em frente.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ligue o Botão VIVA-SE

Por muitas vezes ouvimos que na vida em certos momentos é mais fácil ligar o botão “Foda-se”, por que não vale à pena esquentar a cabeça e ficar remoendo situações que em sua maioria estão totalmente fora de nosso controle ou ainda independente do que façamos não irá se alterar sensivelmente. Dento esse controle ativado nosso sentimento é de nada vale a pena, logo deixemos de nos preocupar. Esse botão representa o simples ato de desistir de ter um mínimo de controle da sua situação e deixar ao completo acaso os próximos caminhos que serão trilhados a partir desse momento.


Suponham que hoje não está sendo um bom dia no trabalho, e você resolve ligar o “Foda-se”, com certeza as pessoas que estarão a sua volta perceberam que algo esta diferente e tenderam a tentar entender e se aproximar mais de você, mas como você está em modo “ON”, não terá a menor preocupação de seus atos e palavras, neste instante seu grau de comprometimento nesta condição é muito baixo. Neste nível tudo que acontecer poderá estar ferindo pessoas e até a si mesmo.

Por outro, se você resolver liga outro botão que se chama “Viva-se”, essa mesma situação com certeza se resolve de forma amigável e principalmente sem seqüelas. Neste mesmo dia, por algum motivo desconhecido você não encontrou o botão “Foda-se” e sim outro botão “Viva-se”, sem ter nada a perder você resolveu ligá-lo, a partir desse momento seu sentimento não é mais de desprendimento em relação a sua vida, muito pelo contrario, você começa a sentir um amor fenomenal pela sua vida, sua vontade neste momento é estar aproveitando a vida em máximo sentido.

Você se despede de seus colegas, corre para sua casa, no caminho compra algumas flores e doces, encontra sua esposa, que lhe recebe com muito amor após ter sido presenteada com as flores, seus filhos chegam da escola e você inicia uma brincadeira onde a recompensa são os doces. Pronto seu dia termina e todos estão felizes, inclusive você. Neste cenário o dia de amanhã será muito afável com você, pois com essa atitude não houve danos a nenhum relacionamento.

No final todos saem ganhando com esse novo botão, pois ele fez com você tivesse outra postura que só lhe fez agregar mais conteúdo a sua vida. E pelo amor que sentimos pela nossa vida é que podemos ter momentos mais construtivos em nossa vida, do que simplesmente deixar de lado. Porque sabemos que a vida é curta e que deve ser vivida em sua plenitude. Então daqui para frente utilize o outro botão “Viva-se” e seja mais feliz.

Viva-se em modo ligado.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mais um novo dia
Aqui estamos nós.
Aí está você.
O importante MESMO é você saber que você está aí e bem.
Seja como for, você acaba de ganhar mais um dia de presente para viver.
Por isso, comemore este novo dia.
Agradeça.
A partir de agora você retoma o contato com a magia de fazer parte da raça humana.
Viva este evento como algo fantástico.
Afinal, você também é um milagre da natureza.
Cada manhã traz a oportunidade de sintonia com o universo através de múltiplos canais de percepção.
Enquanto você ainda está no silêncio, na intimidade dos seus pensamentos, nos devaneios do espírito da rotina de mais um despertar, a vida se revela...
Emocione-se com os fenômenos da natureza, a chuva, o vento , as nuvens, os trovões, os primeiros raios de sol que estão começando a colorir o céu ...
E principalmente , emocione-se porque você faz parte deste espetáculo...
Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã. Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotável de tempo.
Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo.
Esperamos demais para ser generosos, deixando que a demora diminua a alegria de dar espontaneamente.
Esperamos demais para ser pais dos nossos filhos pequenos, esquecendo quão curto é o tempo em que eles são pequenos, quão depressa a vida os faz crescer e ir embora.
Esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, irmãos e amigos. quem sabe quão logo será tarde demais??
Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor, que talvez não seja mais necessário amanhã.
Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenharmos no palco.
Deus também está esperando - esperando nós pararmos de esperar.
Esperando nós começarmos a fazer agora tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados.