segunda-feira, 30 de agosto de 2010

EXAMINANDO O NOSSO EGO



Um filósofo afirmou certa vez:
"O poder corrompe e poder absoluto corrompe absolutamente."
Quando você está numa posição de liderança, é muito fácil ser seduzido pelo poder que se tem nas mãos. Isso porque é o patrão, o chefe o number one. Porém, se não souber manejar o poder que tem em suas mãos, certamente que um palco já estará sendo montado para a exibição de uma queda pessoal. Estará criando uma barreira entre você e seus funcionários e também estará se colocando num pedestal que certamente lhe poderá conduzir a uma grande queda. Uma das coisas mais difíceis nesta vida é a demonstração do exercício do poder combinado com a presença de genuína humildade.

Nove Maneiras de Como Manter o Ego Sob Controle

1. Conscientize-se dos perigos de um ego descontrolado. Se a sua resposta for "Sim" a algumas dessas perguntas, então é possível que o seu ego precisa de ajustes.

· Seus funcionários não tem coragem de lhe confrontar mesmo quando você está errado?
· Os seus funcionários se acovardam em sua presença?
· Você gosta de provar quão poderoso, inteligente ou impressionante és?
· Você se ira, levanta a sua voz quando outras pessoas questionam e desafiam as suas idéias?

2. Compreenda que o seu sucesso depende do esforço das outras pessoas. Você podeachar que é a estrela do time, mas sem o time a sua estrela não poderá ter um grande brilho. Os seus sonhos só se tornarão realidade se outras pessoas tiverem interesse e habilidade em ajudá-lo. Encoraje e aprecie o seu pessoal e eles estarão com você ombro a ombro.

3. Remova expressões egoísticas do seu vocabulário. Ouça aquilo que está falando. Começando hoje corte ao máximo pronunciamentos dizendo "Eu" se focalize no "Nós."

4. Pare de falar e comece a ouvir. Use as idéias e sugestões das outras pessoas. Permita que elas se expressem e lhe digam o que estão pensando. Reconheça e aprecie o valor das idéias delas. Esta simples estratégia não apenas irá ajudá-lo a cuidar do seu ego, mas também lhe trará informações preciosas na direção de maior lucro.

5. Estude as melhores "atitudes de equilíbrio" que possa encontrar. Observe a liderança e o estilo de pessoas em sua profissão, que tem tido a habilidade de equilibrar poder com humildade. Imite-os. Rejeite os modelos negativos. Aqueles cujos egos são maiores do que a sala onde estão alojados.

6. Coloque a sua estatura dentro de um contexto apropriado. Examine o mapa mundial. Existem atualmente mais de cinco bilhões de pessoas vivendo no globo terrestre. Quantos destes conhecem o seu nome? Dessas pessoas quantas terão apenas coisas positivas a dizer a seu respeito?

7. Identifique os seus motivos interiores. Muitas pessoas que gostam de trombetear as suas realizações assim o fazem com base na sua própria insegurança. Outros o fazem com inveja das outras pessoas. Seja qual for a razão, se um ego inflado está criando dificuldades para o seu negócio, então dê uma boa examinada em você mesmo, talvez até mesmo com a ajuda e supervisão de um profissional.

8. Quando ofender alguém, peça desculpas. Um pedido de desculpas é uma faca amolada de ambos os lados e todos os dois lados cortam em seu favor:
· Ao se desculpar você estará mandando uma mensagem pública de humildade.
· Ao se desculpar você estará se elevando diante dos olhos das pessoas com quem está se desculpando.

9. Torne-se um líder servo. Vá para a cozinha no próximo almoço da sua empresa. Faça um café para a sua secretária. Pergunte aos seus funcionários o que eles precisam a fim de serem bem sucedidos e não se esqueça jamais do princípio que não pode ser esquecido: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos." Provérbios 16:18-19.

Um comentário: