quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo


Dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação.

Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem.
Desdobre o mapa e planeje roteiros.
Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito.
Nos dois dias anteriores a 31 de dezembro faça sua pipa com carinho.
Durante todas as fases do trabalho, repita em voz baixa o que você deseja que lhe aconteça no ano que vai se iniciar.
No primeiro dia do novo ano, empine sua pipa e mentalize que ela vai levar seus pedidos aos céus.
Muita Motivação e Entusiasmo para o Ano Novo que está chegando!
Tenho certeza que se você observar atentamente tudo que passou no decorrer deste ano, terás muito a agradecer.

Pegue todas as derrotas e transforme-as em pequenas batalhas que no confronto com a vida, você deixou de vencer, mas que certamente, a guerra já está ganha, visto que chegou até aqui e está apta a receber um novo ano com seus desafios e incógnitas, e viver muito cada segundo desta esplêndida jornada, que DEUS está a lhe proporcionar com novas esperanças.
Somos vencedores, conseguimos superar mais um ano, enquanto tantos ficaram pelo caminho.
Feliz Ano Novo, seja muitofeliz, você merece muita paz, saúde, amor, prosperidade e tudo de bom que a vida possa te ofertar.
Na maioria das vezes, depende sómente de nós alcança-la, de acordo com nossas escolhas e dos caminhos que porventura decidimos percorrer.
Esse ano novo será melhor, pode crer, pois você está melhor, você está seguro, cheio de otimismo e fé.
Um ano novo muito otimista e feliz, esse sim será meu ANO NOVO!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Motivação, Vitória, Sucesso!

Pensamos gostar de tanta coisa que na verdade não gostamos... e deixamos de lado tantas outras que poderiam de fato nos dar mais felicidade...É que o gostar deixou de ser sentimento para muitas vezes se tornar razão e aí é que perdemos o rumo.


Parece que se o nosso gostar não está de acordo com a maioria, precisamos esconder lá no fundo, porque do contrario somos taxados de errados por sentir assim... e quando aprendemos tanto a não expressar os sentimentos que brotavam livres quando éramos crianças... eles foram ficando tão escondidos que... para saber se gostamos ou não de uma coisa precisamos ver a marca... os títulos... os cursos... os diplomas... etc.. etc.. quando seria tão mais simples só sentir e ser fiel ao que sentimos.

Fazemos listas e listas do que é e do que não é adequado para nossa vida e nos esquecemos de escutar um pouquinho que seja o nosso coração.E os filhos, coitadinhos... vejo tantas crianças que não têm espaço nem para brincar quanto mais para gostar...

Quanta gente está perdida porque encontra pessoas que... pela razão são perfeitas para elas, mas que elas não gostam no sentido de se envolverem... e quantas outras encontram pessoas que gostam muito, mas abrem mão porque elas não se adequam às muitas exigências da razão.

Será que o que está errado é a medida, e não a pessoa? Será que não estamos medindo tudo com a régua do racional e esquecendo que existe uma outra forma de saber o que é bom... que é bem mais simples.

Sinta mais, toque mais, abandone os velhos padrões, adiquira novos costumes, transforme teu dia num mar de possibilidades infinitas, faça valer a pena cada momento. Abraçe, diga "te amo" quantas vezes os ventos pedirem, os mares, as montanhas são amontoados de pensamentos de luz, faça como elas, amontoe peças de carinho e faça de você um universo de ternura!

Faça isso por você mesmo...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O RETORNO

Estou pronto para voltar.
Quando de lá saí.
Não sabia o que me esperava.
E o cuidado da mão de Deus,
fez-se presente a cada dia.

Não me faltou pão ou abrigo.
Não me faltou o amigo.
Uma etapa termina e uma nova
Há de começar.

Deixarei para trás o quartinho
sem janela e tudo aquilo
que me ensinou muitas coisas.
a maior delas: descansar.

Volto para casa perto do mar.
Volto para o aconchego do
vento sul que faz o calor
se agasalhar.

Foram apenas alguns meses fora.
Meses em que a poesia as vezes
teve gosto de jurubeba.
Mas jurubeba é um alimento forte.

Quando parti, não sabia pra onde ia
e nem o que me esperava de fato.
Mas ao retornar, também o sentimento
é o mesmo, não sei o que me espera.

Espero os sorrisos de quem eu amo.
Espero os abraços de quem me espera.
Alguém me espera?

Bem... Não sei o que esperar.
Retorno, empurrado pela saudade.
Retorno com a certeza plena que
o melhor que fiz foi ter partido.

Eu voltei.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pequenas dicas sobre Comportamento profissional

Pessoal, com base em experiências minhas e de amigos, resolvi compilar algumas dicas sobre comportamento profissional. Pode ser útil para alguem! Sei que somos humanos, erramos, rimos, etc. As dicas a seguir vão ajudar a maximizar o tempo no trabalho!

1.Não faça somente o que é esperado que você deva fazer, isso é simplesmente sua obrigação, vá além, traga algo novo para seu trabalho, inove!

2.Se você é do tipo “sentimental” e fica magoado pelo não reconhecimento de seu trabalho, veja se você está realmente fazendo um trabalho que deva ser reconhecido, algo novo, que inove, pois para fazer seu trabalho você é pago e não elogiado, é simplesmente sua obrigação!

3.Seja específico, as pessoas fazem N coisas ao mesmo tempo, então ao perguntar algo, seja claro sobre o que está falando.

4.Envie e-mails somente se necessário, não lote a caixa postal de ninguém com algo desnecessário, ou seja, aquela piada legal, aquele tutorial que ninguém pediu, etc.

5.Não copie todo mundo em seus e-mail, envie somente para quem deve receber o e-mail.

6.Ao responder um e-mail, preste atenção se é necessário responder somente ao remetente ou copiar todos.

7.Seja objetivo. Frases curtas e concisas auxiliam muito e fazem com que as pessoas leiam o que você quer que elas leiam. Se o assunto for muito complexo, comece com um pequeno resumo do tipo “este e-mail é para tratar dos problemas que os e-mails gigantescos do Fulano me causam”.

8.Antes de perguntar, tente se responder. Para quase tudo existe um help ou o google. Não amole os outros com perguntas bobas…

9.… mas se não sabe e não achou a resposta, não tente. Pergunte antes de fazer.

10.Se não entendeu uma tarefa, peça que repitam. É melhor perguntar novamente do que fazer errado, porém, leia muito bem as instruções que lhe foram enviadas, é surpreendente o número de pessoas que perguntas coisas que estavam especificadas no corpo do e-mail.

11.Evite a “rádio peão”. Ela não agrega nada, muito menos criticar um colega de trabalho, se tem um problema com alguém, fale diretamente com ele.

12.Se existe algum problema ou alguma coisa que PODE dar errado, fale antes! É melhor dizer que o gato subiu em cima da casa do que esperar ele cair para chorar!

13.Existem pessoas que precisam de mais ajuda para aprender um trabalho do que outras, tenha paciência, humanos não são robos, mas se o cara é ruim mesmo, e não adiantou ajudar ele, não deixe isso afetar seu trabalho, faça que o responsável tome as devidas providências (RH, demissão, etc).

14.Cuidado ao “indicar” pessoas para alguma posição em sua empresa. Muitas vezes fazendo isso, nos responsabilizamos pela pessoa, e a mesma pode nos decepcionar e nos queimar. Deixe claro que você indica mas não tem responsabilidade alguma sobre o trabalho da mesma.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Qual é seu sonho? Qual é seu Sucesso?

Todo mundo tem sonhos na vida! É uma parte inerente aos seres Humanos. Mas “o quê” são seus sonhos? São meramente coisas que você gostaria? Que deseja? Mas que são difíceis demais de alcançar? Na realidade você jura que Sonhos são para você ter e outros realizarem, certo?

Bom, sonhos são na realidade formas de você saber o que você quer. De te mostrar um objetivo na sua vida! Mas não serve para você ficar só sonhando não! Eles existem para serem realizados. Para te dar um objetivo que você deve ir buscar!
Ao nutrir um sonho, você deve ter em mente que ele pode se tornar realidade em sua vida. Seu sonho pode virar uma história de Sucesso em sua vida! Mas para isso você precisa seguir alguns passos:
Primeiro: Sonhe, viaje, deixe sua criatividade ter o sonho que for. E quando estiver com seu sonho formado, com ele bem delineado, escreva ela, escreva ou desenhe o que você quer. Esta é a primeira etapa para você começar a materializar um sonho.
Segundo: Visualize seu sonho. De asas a ele. Imagine ele em sua cabeça acontecendo, sinta a emoção que isso te dá! Sinta a realização de seu sonho. Como no sonho de voar em um balão, sinta a brisa do ar puro em seu rosto. Visualize seu sonho. Esta etapa serve para você reforçar e detalhar mais seu Sonho, para iniciar a transformar em um Sucesso para você.
Terceiro: Realize seu sonho. Parta para a ação. Analise o que é necessário para seu sonho, vista a camisa e vá realizar o que você está sonhando, sem em momento algum perder a visualização dele em sua mente. Esta etapa é a de realização do sonho em si. É nesta etapa que você vai realmente botar a mão na massa para realizá-lo.
É essencial que você acredite e tenha total confiança que você vai conseguir realizar. Sem nunca perder a esperança. E também tendo muita persistência (Persistência é a vida do Sucesso).
Veja o caso do Paul Potts – Cantor incrível, mero vendedor de celulares que em um programa de TV virou estrela. Ele tinha o sonho de ser um cantor de Opera. Parece difícil? Para ele foi simplesmente realizado. Você também pode! Assista vale a pena!
Comece a realizar ainda hoje seus sonhos. Se você não acredita, comece com sonhos pequenos. Como uma TV nova, ou um aparelho de Celular novo, ou mesmo aquela roupa que você quer, não tenha limites para seus sonhos! APENAS COMECE HOJE!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Voce e seus pensamentos e sonhos.



Evidente que, para viver, precisamos do básico, mas não de um punhado de coisas que vamos acumulando ao longo da vida. Do mesmo modo, se pensarmos bem, chegaremos à conclusão de que não precisamos sequer fazer tanto quanto fazemos, ações que, não raro, pensamos ser imprescindíveis.


A idéia de “vou fazendo, vou fazendo” tornou-se muito desgastante e dispendiosa para o atual estilo de vida de nossa sociedade. Fazer muitas tarefas nem sempre é produzir algo realmente importante, uma das prioridades de nosso cotidiano.

Dê uma “geral” em sua vida, faça um balanço de suas atividades e avalie o grau de importância delas. Relacione as atividades, depois classifique-as por ordem de importância. Você vai descobrir que faz muito e que a maior parte das tarefas você apenas executa, de maneira automática e sem entusiasmo. Dentro de suas atividades, procure classificar os itens que relacionou para responder a esta pergunta: “é prioridade fazer isto?”.

Toda vez que estiver num momento de indefinição em relação a algo em sua vida, faça essa pergunta a você mesmo. Muita gente está se transformando numa verdadeira generalidade ambulante, escrava do “faz, faz, faz…”, mas, independentemente disso, nada muda na vida delas. Quando nos empenhamos naquilo que foge de nossa prioridade, somos meros tarefeiros; mas, quando nos empenhamos no que está dentro de nossas prioridades, realizamos algo importante para nossa vida.

Perguntar-se sobre nossas prioridades exige coragem para encarar a verdadeira resposta e praticá-la adequadamente. Ninguém deve levar uma vida com “sacolas existenciais” penduradas por todo o corpo, tentando equilibrar tudo a todo momento. Muito do que carregamos nem sequer nos pertence, e temos pouca ou nenhuma noção disso.

Defina o que realmente pertence à sua vida, o que de fato é parte integrante de suas atividades e hospede em sua morada apenas os filhos de seu coração.

Fonte: Livro Superdicas para Motivar sua Vida

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

EXAMINANDO O NOSSO EGO



Um filósofo afirmou certa vez:
"O poder corrompe e poder absoluto corrompe absolutamente."
Quando você está numa posição de liderança, é muito fácil ser seduzido pelo poder que se tem nas mãos. Isso porque é o patrão, o chefe o number one. Porém, se não souber manejar o poder que tem em suas mãos, certamente que um palco já estará sendo montado para a exibição de uma queda pessoal. Estará criando uma barreira entre você e seus funcionários e também estará se colocando num pedestal que certamente lhe poderá conduzir a uma grande queda. Uma das coisas mais difíceis nesta vida é a demonstração do exercício do poder combinado com a presença de genuína humildade.

Nove Maneiras de Como Manter o Ego Sob Controle

1. Conscientize-se dos perigos de um ego descontrolado. Se a sua resposta for "Sim" a algumas dessas perguntas, então é possível que o seu ego precisa de ajustes.

· Seus funcionários não tem coragem de lhe confrontar mesmo quando você está errado?
· Os seus funcionários se acovardam em sua presença?
· Você gosta de provar quão poderoso, inteligente ou impressionante és?
· Você se ira, levanta a sua voz quando outras pessoas questionam e desafiam as suas idéias?

2. Compreenda que o seu sucesso depende do esforço das outras pessoas. Você podeachar que é a estrela do time, mas sem o time a sua estrela não poderá ter um grande brilho. Os seus sonhos só se tornarão realidade se outras pessoas tiverem interesse e habilidade em ajudá-lo. Encoraje e aprecie o seu pessoal e eles estarão com você ombro a ombro.

3. Remova expressões egoísticas do seu vocabulário. Ouça aquilo que está falando. Começando hoje corte ao máximo pronunciamentos dizendo "Eu" se focalize no "Nós."

4. Pare de falar e comece a ouvir. Use as idéias e sugestões das outras pessoas. Permita que elas se expressem e lhe digam o que estão pensando. Reconheça e aprecie o valor das idéias delas. Esta simples estratégia não apenas irá ajudá-lo a cuidar do seu ego, mas também lhe trará informações preciosas na direção de maior lucro.

5. Estude as melhores "atitudes de equilíbrio" que possa encontrar. Observe a liderança e o estilo de pessoas em sua profissão, que tem tido a habilidade de equilibrar poder com humildade. Imite-os. Rejeite os modelos negativos. Aqueles cujos egos são maiores do que a sala onde estão alojados.

6. Coloque a sua estatura dentro de um contexto apropriado. Examine o mapa mundial. Existem atualmente mais de cinco bilhões de pessoas vivendo no globo terrestre. Quantos destes conhecem o seu nome? Dessas pessoas quantas terão apenas coisas positivas a dizer a seu respeito?

7. Identifique os seus motivos interiores. Muitas pessoas que gostam de trombetear as suas realizações assim o fazem com base na sua própria insegurança. Outros o fazem com inveja das outras pessoas. Seja qual for a razão, se um ego inflado está criando dificuldades para o seu negócio, então dê uma boa examinada em você mesmo, talvez até mesmo com a ajuda e supervisão de um profissional.

8. Quando ofender alguém, peça desculpas. Um pedido de desculpas é uma faca amolada de ambos os lados e todos os dois lados cortam em seu favor:
· Ao se desculpar você estará mandando uma mensagem pública de humildade.
· Ao se desculpar você estará se elevando diante dos olhos das pessoas com quem está se desculpando.

9. Torne-se um líder servo. Vá para a cozinha no próximo almoço da sua empresa. Faça um café para a sua secretária. Pergunte aos seus funcionários o que eles precisam a fim de serem bem sucedidos e não se esqueça jamais do princípio que não pode ser esquecido: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos." Provérbios 16:18-19.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PRINCÍPIOS EMPRESARIAIS DE ABRAÃO LINCONL


· Explique-se por escrito e esteja sempre aberto para resolver problemas.
· É importante que as pessoas saibam que você circula entre elas sem medo.
· Lembre-se que todas as pessoas gostam de elogios.
· Busque contatos casuais com seus subordinados. Essa é uma maneira tão significativa quanto o encontro formal ou talvez até mais.
· Se o teu subordinado não te suporta, você pode suporta-lo. Dê um bom exemplo.
· Faça uma guerra de cada vez.
· Invista tempo e dinheiro em conhecer a complexidade da natureza humana
· Quando você extingue a esperança, você cria o desespero.
· A demonstração de compaixão e tolerância fará com que você seja bem sucedido no seu relacionamento.
· Delegue responsabilidade e autoridade que venham proporcionar às pessoas agirem por si próprias.
· Dê aos seus subordinados uma chance justa de liberdade eqüitativa e oportunidade para o sucesso.
· Quando você alcançar o topo, volte-se e abaixe-se para alcançar a pessoa que ficou atrás de você.
· Você deve ser consistentemente justo e decente em ambas as áreas da sua vida empresarial e pessoal.
· Uma vez que você tenha perdido a confiança dos seus subordinados, você nunca mais irá readquirir o respeito e estima.
· Tenha sempre em mente: uma vez que um subordinado é destruído, ele cessa de contribuir para a sua organização.
· Lembre-se: a sua organização irá assumir a feição e personalidade do seu líder principal.
· Não seja malicioso com ninguém mas seja piedoso para com todos.
· Ainda que haja uma certa possibilidade de você perder uma determinada batalha, isso não deveria lhe impedir de lutar se a luta for por uma causa justa.
· Lembre-se de que a verdade é a melhor vingança contra a calúnia

(Extraído do livro Linconl on Leadership - Donald T. Phillips)

Líderes contemporâneos podem ganhar uma nova sabedoria e atitude através deste cristão exemplar que foi Abraão Linconl. Este memorável presidente dos Estados unidos nos encoraja a vivermos uma vida de princípios sólidos e consistentes. Com Linconl aprendemos a examinar a vida pelo melhor angulo possível, aprendemos a demonstrar um espírito gracioso em meio a pressões. E acima de tudo aprendemos a distinguir com nitidez o certo do errado e a termos coragem para prosseguirmos em frente.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ligue o Botão VIVA-SE

Por muitas vezes ouvimos que na vida em certos momentos é mais fácil ligar o botão “Foda-se”, por que não vale à pena esquentar a cabeça e ficar remoendo situações que em sua maioria estão totalmente fora de nosso controle ou ainda independente do que façamos não irá se alterar sensivelmente. Dento esse controle ativado nosso sentimento é de nada vale a pena, logo deixemos de nos preocupar. Esse botão representa o simples ato de desistir de ter um mínimo de controle da sua situação e deixar ao completo acaso os próximos caminhos que serão trilhados a partir desse momento.


Suponham que hoje não está sendo um bom dia no trabalho, e você resolve ligar o “Foda-se”, com certeza as pessoas que estarão a sua volta perceberam que algo esta diferente e tenderam a tentar entender e se aproximar mais de você, mas como você está em modo “ON”, não terá a menor preocupação de seus atos e palavras, neste instante seu grau de comprometimento nesta condição é muito baixo. Neste nível tudo que acontecer poderá estar ferindo pessoas e até a si mesmo.

Por outro, se você resolver liga outro botão que se chama “Viva-se”, essa mesma situação com certeza se resolve de forma amigável e principalmente sem seqüelas. Neste mesmo dia, por algum motivo desconhecido você não encontrou o botão “Foda-se” e sim outro botão “Viva-se”, sem ter nada a perder você resolveu ligá-lo, a partir desse momento seu sentimento não é mais de desprendimento em relação a sua vida, muito pelo contrario, você começa a sentir um amor fenomenal pela sua vida, sua vontade neste momento é estar aproveitando a vida em máximo sentido.

Você se despede de seus colegas, corre para sua casa, no caminho compra algumas flores e doces, encontra sua esposa, que lhe recebe com muito amor após ter sido presenteada com as flores, seus filhos chegam da escola e você inicia uma brincadeira onde a recompensa são os doces. Pronto seu dia termina e todos estão felizes, inclusive você. Neste cenário o dia de amanhã será muito afável com você, pois com essa atitude não houve danos a nenhum relacionamento.

No final todos saem ganhando com esse novo botão, pois ele fez com você tivesse outra postura que só lhe fez agregar mais conteúdo a sua vida. E pelo amor que sentimos pela nossa vida é que podemos ter momentos mais construtivos em nossa vida, do que simplesmente deixar de lado. Porque sabemos que a vida é curta e que deve ser vivida em sua plenitude. Então daqui para frente utilize o outro botão “Viva-se” e seja mais feliz.

Viva-se em modo ligado.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mais um novo dia
Aqui estamos nós.
Aí está você.
O importante MESMO é você saber que você está aí e bem.
Seja como for, você acaba de ganhar mais um dia de presente para viver.
Por isso, comemore este novo dia.
Agradeça.
A partir de agora você retoma o contato com a magia de fazer parte da raça humana.
Viva este evento como algo fantástico.
Afinal, você também é um milagre da natureza.
Cada manhã traz a oportunidade de sintonia com o universo através de múltiplos canais de percepção.
Enquanto você ainda está no silêncio, na intimidade dos seus pensamentos, nos devaneios do espírito da rotina de mais um despertar, a vida se revela...
Emocione-se com os fenômenos da natureza, a chuva, o vento , as nuvens, os trovões, os primeiros raios de sol que estão começando a colorir o céu ...
E principalmente , emocione-se porque você faz parte deste espetáculo...
Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã. Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotável de tempo.
Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo.
Esperamos demais para ser generosos, deixando que a demora diminua a alegria de dar espontaneamente.
Esperamos demais para ser pais dos nossos filhos pequenos, esquecendo quão curto é o tempo em que eles são pequenos, quão depressa a vida os faz crescer e ir embora.
Esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, irmãos e amigos. quem sabe quão logo será tarde demais??
Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor, que talvez não seja mais necessário amanhã.
Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenharmos no palco.
Deus também está esperando - esperando nós pararmos de esperar.
Esperando nós começarmos a fazer agora tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O Sucesso é ser feliz

1. Seja ético.

A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.

2. Estude sempre e muito. A glória pertence aquele que tem um trabalho especial para oferecer.

3. Acredite sempre no amor. Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, ou está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.

4. Seja grato a quem participa das suas conquistas. O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer e a melhor maneira de deixar todos motivados.

5. Eleve suas expectativas. Pessoas com sonhos grandes obtem energia para crescer. Os perdedores dizem: "Isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.

6. Curta muito a sua companhia. Casamento dá certo para quem não é dependente. Aprenda a viver feliz mesmo sem uma pessoa ao lado. Se não tiver com quem ir ao cinema, vá com a pessoa mais fascinante: você!

7. Tenhas metas claras. A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas. Amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreiras de sucesso. Ter objetivos evita o desperdicio de tempo, energia e dinheiro.

8. Cuide bem do seu corpo. Alimentação, sono e exercicios sao fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para que os outros gostem de você também.

9. Declare o seu amor. Cada vez mais as pessoas devem exercer seu direito de buscar o que querem (sobretudo no amor), mas atencao: elegância e bom senso são fundamentais.

10. Amplie os relacionamentos profissionais. Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.

11. Seja simples. Retire de sua vida tudo o que lhe da trabalho e preocupação desnecessários. Crie espaço para desfrutar mais a viagem da vida.

12. Mulher, nao imite o modelo masculino. Os homens fizeram sucesso a custa da solidão e da restrição aos sentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicidios. Sem duvidas, temos mais a aprender com as mulheres do que vocês conosco. Preserve a sensibilidade feminina - e mais natural e lucrativa.

13. Tenha um orientador. Viver e decidir na neblina sabendo que o resultado só será conhecido quando pouco restar a fazer. Procure alguem de confiança, de preferência mais experiente e bem sucedido, para lhe orientar nas indecisões.

14. Jogue fora o vicio da preocupação. Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida sao coisas incompativeis. Bobagem! Defina suas metas, conquiste-as e deixe a neura para quem gosta dela!

15. O amor é um jogo cooperativo. Se vocês estão juntos, é para jogar no mesmo time. Ficar mostrando dificuldades do outro ou lembrando suas fraquezas para os amigos não tem graça.

16. Tenha amigos vencedores. Campeões falam com campeões. Perdedores só tocam na tecla perdedores.

Aproxime-se de pessoas com alegria de viver e afaste-se de gente baixo-astral.

17. Diga adeus a quem não merece. Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento e masoquismo, atrapalha sua vida. Se você tiver um conjuge que não esteja usando, empreste, venda, alugue, doe e deixe espaço livre para um novo amor.

18. Resolva. A pessoa do proximo milenio vai limpar de sua vida as situacões e os problemas desnecessarios. Saiba tomar decisões, mesmo as antipáticas. Você otimizara seu tempo e seu trabalho. A vida fluirá muito melhor.

19. Aceite o ritmo do amor. Assim como ninguem vai empolgadissimo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o comeco de muita frustração.

20. Celebre as vitórias. Compartilhe o sucesso, mesmo pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.

21. Perdoe. Se voce quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.

22. Arrisque! O amor não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho só terá de decidir que pizza pedir. é o único risco que corre será o de engordar.

23. Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Ore antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração, meditação são forças de inspiração.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Recomeçar

Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível
e necessário "Recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo.
É renovar as esperanças na vida e o mais importante: acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período?
Foi aprendizado.
Chorou muito?
Foi limpeza da alma.
Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia.
Sentiu-se só por diversas vezes?
É por que fechaste a porta até para os outros.
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora.
Pois é!
Agora é hora de iniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal um novo emprego?
Uma nova profissão?
Um corte de cabelo arrojado, diferente?
Um novo curso, ou aquele velho desejo de apender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa?
Olha quanto desafio.
Quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.
Tá se sentindo sozinho?
Besteira!
Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento", tem tanta gente esperando apenas um
sorriso teu para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza nem nós mesmos nos suportamos.
Ficamos horríveis.
O mau humor vai comendo nosso fígado, até a boca ficar amarga.
Recomeçar!
Hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?
Ir alto.
Sonhe alto,
queira o melhor do melhor, queira coisas boas para a vida.
pensamentos assim trazem para nós aquilo que desejamos.
Se pensarmos pequeno, coisas pequenas teremos.
Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da Faxina Mental.
Joga fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes, fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens, e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados.
Jogue tudo fora.
Mas, principalmente, esvazie seu coração.
Fique pronto para a vida, para um novo amor.
Lembre-se somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes.
Afinal de contas, nós somos o "Amor".

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ecos da Vida

Um filho e um pai caminhavam pela montanha
De repente , o menino cai , se machuca e grita :
- Ai !!!!!!!
Para sua surpresa , escuta sua voz se repetindo em algum lugar da montanha :
- Ai !!!!!!!
Curioso o menino pergunta :
- Quem é você ?
E recebe como resposta :
- Quem é você ?
Contrariado grita :
- Seu covarde !
E escuta como resposta :
- Seu covarde !
O menino olha para o pai e pergunta , aflito :
- O que é isso ?
O pai sorri e fala :
- Meu filho , preste atenção .
Então o pai grita em direção à montanha :
- Eu admiro você !
A voz responde :
- Eu admiro você !
De novo o homem grita :
- Você é um campeão !
A voz responde :
- Você é um campeão !
E o seu pai explica :
- As pessoas chamam isso ECO , mas , na verdade , isso é a VIDA .
A VIDA lhe dá de volta tudo o que você DIZ , tudo que você DESEJA DE BEM E DE MAU AOS OUTROS , a VIDA lhe devolverá toda a BLASFÊMIA , INVEJA , INCOMPREENSÃO , FALTA DE HONESTIDADE que você desejou , praguejou às pessoas que lhe cercam como por exemplo o que muitos pais dizem à seus filhos VOCÊ NÃO VAI SER NADA NESTA VIDA , o poder da palavra de um pai sobre um filho é muito grande e repare à sua volta , muitos fazem isto.
NOSSA VIDA é simplesmente o REFLEXO das nossas ações .
Se você quer mais AMOR , COMPREENSÃO , SUCESSO , HARMONIA , FELICIDADE , crie mais AMOR , COMPREENSÃO , HARMONIA , no seu coração .
Se agir assim , a VIDA lhe dará FELICIDADE , SUCESSO , AMOR das pessoas que lhe cercam .


REFLITA ......... e melhore sua vida enquanto há tempo , crie bons Ecos em sua vida e à sua volta , fale somente palavras que tragam Vida e não morte.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

SER FELIZ


Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. e você pode evitar que ela vá à falência.

Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.

Ser feliz é encontrar , esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. não é apenas comemorar o Sucesso, mas aprender lições nos fracassos.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. é saber falar de si mesmo. é ter coragem para ouvir um "não". é ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples, que mora dentro de cada um de nós. é ter maturidade para falar "eu errei". é ter ousadia para dizer "me perdoe". é ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". é ter capacidade de dizer "eu te amo".

Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz... e, quando você errar o caminho, recomece, pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.

Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo fantástico.




quinta-feira, 8 de julho de 2010

A Humildade

A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.


Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra", ao analisarmos esta frase, encontramos material suficiente para apreender sobre a humildade:

Filhos da Terra: sentimo-nos oprimidos sabendo que nosso lugar não é aqui, fomos criados a imagem e semelhança do Criador, descemos por nosso próprio livre arbítrio , devendo retornar através do nosso esforço e trabalho, fazendo florescer as virtudes latentes em nossa alma.

Se diz que a humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta.

Ela torna as virtudes discretas, despercebidas de si mesma.

A humildade não é depreciação de si mesmo, não é ignorância com relação ao que somos, mas ao contrário, se tem conhecimento exato do que não somos. Se apresenta com humildade, sem que a vaidade se manifeste.

Podem-se encontrar diferentes graus de humildade, como também falsas humildades, pode-se ser humildade em breves momentos, ante algo que nos parece grandioso.

São falsas humildades: Aqueles que se rebaixam ante os outros querendo parecer humildes, porém estão cheios de ressentimentos, inveja ou ambição.

Outra falsa humildade é não reconhecer ou não acreditar em seu real valor e se sentir inferior, pode até possuir humildade porém se inferioriza a tal ponto ante seus semelhantes, sentindo grande sofrimento em seu interior, este ser não respeita a sua dignidade.

Ter humildade não significa ser servil.

Ter humildade não é signo de fraqueza.

Pode-se ser humilde sem se depreciar ou reconhecer os valores de cada um.

Mas, a verdadeira humildade, é aquela que o homem tem consciência e possui uma convicção do que ele é, da sua capacidade, da sua força ou da sua fraqueza, compreende a sua inferioridade, reconhece seus limites mas, não sofre por isso, se esforça e trabalha para ser melhor e procura constantemente seu aperfeiçoamento físico, moral e espiritual.

Ser humilde é saber ir até o ponto de não interferir nos outros, ser humilde é não entrometer-se na vida dos outros.

Esta humildade, esta consciência, este sentimento se adquire lentamente pelo trabalho interior ou pode ser provocada pelo recolhimento da existência de algo superior em nós mesmos, reconhecer a grandeza de Deus, o Ser Supremo, das suas Forças Universais ou das leis que as regem, ante essa compreensão e reconhecimento interior há humildade, reverência à grandeza do Criador.

A verdadeira humildade sempre está acompanhada de outras virtudes: caridade, misericórdia, amor, verdade e compaixão.

Jesus Cristo deixou grandes ensinamentos de humildade: ao lavar os pés dos seus discípulos, assim como nos ensinou o amor ao próximo e a caridade, quando mitigava o sofrimento dos pobres.

Suas bem-aventuranças são os humildes que alcançam o Reino dos Céus, humildes no coração, nos sentimentos e na alma.

O homem pode nascer com tendências à virtude da humildade, pode nascer humilde, como também pode trabalhar para adquiri-la.

A humildade é uma virtude que atua sem ilusão, sendo guiada pela razão. Um bom conhecimento teórico da humildade favorecem o aprofundamento nesta virtude assim como também o conhecimento exato de nossas limitações.

A humildade produz no interior do homem alegria, paz e serenidade, todo o ser tem conformidade do que ele realmente é e se sente satisfeito em sua fraqueza.

A força da virtude está na alma e não precisamos ser santos para ter humildade, afastando o orgulho, a vaidade, a prepotência e o egoísmo, tal como disse Davi em seus Salmos: "oferecendo o arrependimento ao Senhor, de nossas faltas, seremos melhores". É neste ser que encontramos eloqüente expressão de humildade a virtude que o coroou com majestade.

Quando Deus disse a Davi que Ele o tinha escolhido para ser rei, Davi prostrou-se diante de Deus e exclamou: "Nada fiz de merecedor, todas as minhas realizações foram inteiramente as Tuas ações".

terça-feira, 6 de julho de 2010

Uma Atitude Corajosa

Uma atitude corajosa é olhar para dentro de você mesmo e perceber a sua luz e a sua sombra, consciente de que o trabalho da autotransformação é único e intransferível e que você é responsável pela sua felicidade.
Uma atitude corajosa é procurar a lição de cada experiência vivida, consciente de que não existem vítimas ou algozes. De que somos nós os autores de nossas vidas e que temos o poder de transformar as nossas experiências passadas na ponte para o futuro que se deseja.
Uma atitude corajosa é estar disposto a abrir mão do passado para construir no presente a vida que se deseja. É ter a coragem de reconhecer que o ressentimento, a mágoa, a raiva podem ser transformados pelo perdão que cura.
É assumir as rédeas da própria vida com humildade e amor, descobrindo que, muitas vezes, a coragem está em reconhecer as próprias limitações e pedir ajuda.
Uma atitude corajosa é quando você se dá conta de que não deseja repetir os antigos padrões, rompe com eles e aprende novos comportamentos.

Uma atitude corajosa é derrubar as barreiras construídas para se defender do amor. É abrir o coração assumindo os riscos de amar e de se entregar. É ir ao mais profundo de você mesmo e se perguntar quais os valores que norteiam a sua vida e qual é a sua missão no mundo. Aquilo que só você poderá fazer do seu modo único e especial.
Uma atitude corajosa é assumir o compromisso do autoconhecimento, consciente de que as grandes transformações ocorrem de forma microscópica.


É buscar, a cada dia, tornar-se a melhor pessoa que você puder ser, aprendendo que a felicidade se encontra no processo e buscá-la.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

FLEXIBILLIDADE E CRIATIVIDADE

Flexibilidade ou agilidade mental, é o que Charles Garfield define em seu livro "Peak Performers" como "a habilidade de mudar perspectivas e pensar criativamente com o objetivo de lidar com os respectivos desafios." Para se lidar com perguntas tais como: "O que foi negligenciamos no passado?" e "Atualmente, qual é a nossa maior necessidade?" Isso requer agilidade mental. Precisamos aprender a habilidade de sermos flexíveis em função do sem precedente nível de mudanças que ocorrem na nossa cultura. Vale a pena aqui lembrar as palavras de Heráclito: "Não existe nada permanente a não ser mudanças."

Karl W. Deutsch, professor de Paz Internacional na Universidade de Harvard sugere: "O mais contundente poder no mundo atual é o poder de mudar...A coisa mais irresponsável e inconseqüente que podemos fazer no futuro é o de irmos em frente exatamente da mesma maneira que nos últimos dez ou vinte anos que se passaram."

As novas informações que temos recebido devem ser acompanhadas de uma grande habilidade de se fazer rápidas mudanças, correções e ajustamentos diários, grandes ou pequenos à luz desses novos eventos. O fato é que essas mudanças dramáticas podem apavorar-nos ou por outro lado desafiar-nos a cultivar a habilidade e a tecnologia necessária para responder às várias opções que estão à frente nos dias de hoje. "Viver é mudar" observou John Henry Newman, o escritor e cardeal inglês e "ser perfeito é mudar freqüentemente." Porém, para que a flexibilidade se faça presente na atitude de alguém é necessária uma forte dosagem de criatividade.

Criatividade, porém, nem sempre é encontrada num ambiente de calma e tranqüilidade. Na realidade um ambiente criativo freqüentemente é um lugar caótico e desarrumado. Lembre-se do proverbial conselho: "Para que você possa passar pelo tubo, você tem que ser apertado." Criatividade é a habilidade de ver as coisas numa nova perspectiva. É dar uma nova examinada naquilo que é familiar. Um bem sucedido relações públicas declarou certa vez: "Criatividade é o resultado de um intenso foco num problema em particular." É um processo lógico que manobra e se movimenta em uma determinada direção. Uma pessoa criativa exclui soluções convencionais e busca intensamente por novas propostas.

É incrível, porém, o fato de que apenas um reduzido número de pessoas inovadoras é que tem mantido o mundo ocupado com as idéias que eles implementaram. Exemplo: Steve Jobs da Apple Computer. Foi Jobs quem deu inicio a revolução na industria de computadores domésticos. Duas características marcantes de uma mente criativa são:

1) Uma habilidade em examinar os fatos tangencialmente (ao redor das suas formas e não apenas diretamente),

2) Uma ausência de temor em fracassar ocasionalmente.

As Escrituras tem a nos dizer que a flexibilidade e criatividade para fazer frente a situações que algumas vezes nos paralisam nesta vida, precisam ser advindas da sabedoria que procede de Deus. E Tiago diz que essa sabedoria pode ser adquirida quando requerida com fé e confiança. "Se porém, alguns de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente." Tiago 1:5

terça-feira, 29 de junho de 2010

Liderança: um papel a ser exercido, não um cargo

Por Carlos Cruz

Após algumas transformações na maneira de se fazer gestão, ampliando o foco que antes estava restrito aos negócios para as pessoas e como elas podem e devem trabalhar, essa figura passou a ser o centro motivador de grandes conquistas, uma vez que é capaz de impulsionar o crescimento de outras pessoas e das empresas em que elas se encontram. Mas ainda temos que tomar cuidado para não interpretarmos de maneira errada o que vem a ser a liderança e como exercê-la de modo positivo.



Ao longo dos anos instituem-se, nas maiores empresas do mundo, políticas de governança baseadas em estruturas verticais e sólidas. Isso fazia com que cada pessoa soubesse exatamente o que deveria fazer e quem eram as pessoas responsáveis por dar as ordens. A flexibilidade era muito baixa e os profissionais funcionavam como que em uma grande máquina, cuja velocidade de trabalho era ditada de cima para baixo.



Hoje a situação é muito diferente, as pessoas dentro de uma organização assumem diversos papéis para conseguirem executar com sucesso suas tarefas. A verticalização deu espaço aos organogramas horizontais, que priorizam a intercomunicação entre as diferentes áreas de uma mesma empresa. Os resultados não são mais vistos apenas como fruto da somatória dos bons desempenhos pessoais, é preciso que toda uma equipe se motive e conquiste objetivos comuns.



Essa evolução trouxe mudanças em relação à forma de se gerenciar. Antes, se cada um era visto como um componente isolado e responsável apenas por suas atividades, direcionado pela antiga figura do chefe, hoje, esse mesmo indivíduo faz parte de um verdadeiro time, com influência direta nos resultados de todos. Por isso, a figura do profissional centralizador foi substituída pelos líderes, capazes de interagir com uma série de indivíduos, estimulando-os a obter os melhores resultados, da maneira mais colaborativa possível e ainda priorizando o auto-desenvolvimento.



Como saber se posso ser um líder?



Ao contrário do que muitos pensam, exercemos a liderança todos os dias, em maior ou menor escala, dependendo do perfil de cada indivíduo e da situação em que nos encontramos. Diferentemente do que acontecia no passado, esse título não é concedido pela empresa, ou seja, a liderança não representa um cargo, mas, sim, um papel a ser exercido. Isso faz com que você possa liderar independentemente do seu "status". Desde o mais simples funcionário até o presidente de uma multinacional, todos têm a capacidade de fazer isso. O líder é aquele que facilita aos profissionais da sua equipe brilharem, se desenvolverem constantemente e, principalmente, perceberem a sua importância para o sistema onde estão inseridos.



Por isso, se deseja tornar-se um líder trabalhe muito, pague o preço e desenvolva suas competências. Sejam quais forem suas atribuições, alcance a excelência. Lembre-se que se você conseguir melhorar 1% a cada dia, no final do ano terá atingido um índice de crescimento superior aos 300%. Com certeza isso será reconhecido pelo grupo e, conseqüentemente, pela empresa em que trabalha. Não se deixe guiar apenas pelo "status" e pelo poder que um cargo de liderança pode lhe trazer, já que esse não deve ser o objetivo de um profissional que exerce esse papel. Deseje, sim, ser uma pessoa capaz de realizar transformações em benefício de seus companheiros de trabalho e de sua empresa.



Qual deve ser o foco do trabalho de um líder?



Existem dois grandes focos de trabalho para um líder: nos resultados e nas pessoas. Você pode se perguntar qual é o "melhor", correto? Bom, nesse caso minha resposta é simples, os dois! Como em outros aspectos de nossa vida, é importante mantermos o equilíbrio para obtermos sucesso. Quando se persegue apenas os resultados, corremos o risco de deixarmos nossa equipe desmotivada e sem a atenção que devem receber. No caso contrário, quando trabalhamos apenas para o bem estar de nossos companheiros de trabalho podemos deixar de atingir nossas metas. Por isso, o líder deve estar atento aos resultados e ao modo como eles estão sendo conquistados. Não podemos ter uma equipe que bate as metas todos os meses, mas que não tem um bom relacionamento ou estão sempre em situações de desgaste emocional. O contrário também não é desejado, um grupo de profissionais muito bem emocionalmente, mas que não gera conquistas e crescimento para a empresa. Portanto, é importante obter resultados através do desenvolvimento da equipe.



Quais competências um líder deve ter?



Acredito que para se tornar um bom líder é preciso desenvolver algumas competências, independentemente do cenário em que você pretende atuar. Por isso, analise como anda trabalhando e reflita sobre os sete pontos que vou descrever abaixo, considerados básicos:



•Desenvolva a visão de curto, de médio e de longo prazo - O líder precisa ter uma visão de futuro atraente e realista, com parâmetros bem definidos para a questão dos números. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe por meio do compartilhamento de suas expectativas e as formas de alcançá-las



•Oriente-se para resultados em equipe - Além de ter uma visão futura bem definida, é necessário criar estratégias que envolvam as pessoas para o alcance de resultados extraordinários. Muitos profissionais em cargo de liderança falham com a equipe por dedicarem a sua atenção apenas com metodologias e números, esquecendo, assim, do desenvolvimento de competências



•Tenha bom senso de realidade - O líder tem que perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca são e nem serão como ele gostaria que fosse. Portanto, encarar a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é preciso ser feito para o sucesso dos negócios e da equipe é uma característica fundamental para um líder extraordinário e orientado para bons resultados, que permitam crescimentos na área profissional e pessoal



•Mantenha-se flexível - A flexibilidade ajuda um líder a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma forma diferenciada, ou até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele terá que fazer. Estar preparado para modificar o caminho até o destino final é essencial



•Reconheça a equipe - O verdadeiro segredo de uma equipe de sucesso é a forma e a freqüência com que um líder fornece feedbacks positivos. Uma dica para fortalecer o comprometimento da equipe está em agendar reuniões quinzenais para parabenizar a equipe e comemorar os resultados mais importantes do período



•Conheça a si mesmo - Muitos líderes frustram-se por não conhecerem o perfil das pessoas que formam sua equipe, mas antes é preciso buscar o auto-conhecimento. Aconselho a todo líder passar por programas de coaching, terapias, treinamentos, entre outros. Quando um líder conhece seu ponto fraco ele pode transformá-lo em ponto forte ou até mesmo contratar um braço direito para suprir sua necessidade, o grande desafio é que muitos não se permitem enxergar esses pontos a serem trabalhados.

Carlos Cruz atua como Coach Executivo e de Equipes, Conferencista em Desenvolvimento Humano e Diretor da Up Treinamentos & Consultoria.

Site: http://www.carloscruz.com.br/
 
 

quinta-feira, 24 de junho de 2010

EXAMINANDO O NOSSO EGO

Um filósofo afirmou certa vez: "O poder corrompe e poder absoluto corrompe absolutamente." Quando você está numa posição de liderança, é muito fácil ser seduzido pelo poder que se tem nas mãos. Isso porque é o patrão, o chefe o number one. Porém, se não souber manejar o poder que tem em suas mãos, certamente que um palco já estará sendo montado para a exibição de uma queda pessoal. Estará criando uma barreira entre você e seus funcionários e também estará se colocando num pedestal que certamente lhe poderá conduzir a uma grande queda. Uma das coisas mais difíceis nesta vida é a demonstração do exercício do poder combinado com a presença de genuína humildade.

Nove Maneiras de Como Manter o Ego Sob Controle

1. Conscientize-se dos perigos de um ego descontrolado. Se a sua resposta for "Sim" a algumas dessas perguntas, então é possível que o seu ego precisa de ajustes.

· Seus funcionários não tem coragem de lhe confrontar mesmo quando você está errado?

· os seus funcionários se acovardam em sua presença?

· Você gosta de provar quão poderoso, inteligente ou impressionante és?

· Você se ira, levanta a sua voz quando outras pessoas questionam e desafiam as suas idéias?

2. Compreenda que o seu sucesso depende do esforço das outras pessoas. Você podeachar que é a estrela do time, mas sem o time a sua estrela não poderá ter um grande brilho. Os seus sonhos só se tornarão realidade se outras pessoas tiverem interesse e habilidade em ajudá-lo. Encoraje e aprecie o seu pessoal e eles estarão com você ombro a ombro.


3. Remova expressões egoísticas do seu vocabulário. Ouça aquilo que está falando. Começando hoje corte ao máximo pronunciamentos dizendo "Eu" se focalize no "Nós."


4. Pare de falar e comece a ouvir. Use as idéias e sugestões das outras pessoas. Permita que elas se expressem e lhe digam o que estão pensando. Reconheça e aprecie o valor das idéias delas. Esta simples estratégia não apenas irá ajudá-lo a cuidar do seu ego, mas também lhe trará informações preciosas na direção de maior lucro.


5. Estude as melhores "atitudes de equilíbrio" que possa encontrar. Observe a liderança e o estilo de pessoas em sua profissão, que tem tido a habilidade de equilibrar poder com humildade. Imite-os. Rejeite os modelos negativos. Aqueles cujos egos são maiores do que a sala onde estão alojados.


6. Coloque a sua estatura dentro de um contexto apropriado. Examine o mapa mundial. Existem atualmente mais de cinco bilhões de pessoas vivendo no globo terrestre. Quantos destes conhecem o seu nome? Dessas pessoas quantas terão apenas coisas positivas a dizer a seu respeito?


7. Identifique os seus motivos interiores. Muitas pessoas que gostam de trombetear as suas realizações assim o fazem com base na sua própria insegurança. Outros o fazem com inveja das outras pessoas. Seja qual for a razão, se um ego inflado está criando dificuldades para o seu negócio, então dê uma boa examinada em você mesmo, talvez até mesmo com a ajuda e supervisão de um profissional.


8. Quando ofender alguém, peça desculpas. Um pedido de desculpas é uma faca amolada de ambos os lados e todos os dois lados cortam em seu favor:

· Ao se desculpar você estará mandando uma mensagem pública de humildade.

· Ao se desculpar você estará se elevando diante dos olhos das pessoas com quem está se desculpando.


9. Torne-se um líder servo. Vá para a cozinha no próximo almoço da sua empresa. Faça um café para a sua secretária. Pergunte aos seus funcionários o que eles precisam a fim de serem bem sucedidos e não se esqueça jamais do princípio que não pode ser esquecido: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos." Provérbios 16:18-19.





segunda-feira, 21 de junho de 2010

APRECIANDO OUTROS E EDIFICANDO O SEU SUCESSO


"A mais profunda necessidade do ser humano é a necessidade de ser apreciado." William James



Você gosta de ser reconhecido e apreciados pelos seus esforços? Certamente que sim. Quando alguém lhe telefona ou lhe escreve comunicando como foi beneficiado pelo seu trabalho certamente que isso lhe traz uma deliciosa gratificação. É correto afirmar que você também não irá se esquecer quem foi aquela pessoa que lhe demonstrou tal apreciação.



Se, como William James sugere, a mais profunda necessidade humana é a necessidade de apreciado, seria de esperar que as pessoas freqüentemente estariam demonstrando apreciação. Porém, o fato que este - decididamente - não é o caso. São poucas as pessoas que separam um tempo para fazer uma chamada telefônica, ou escrever um cartão ou uma carta demonstrando apreciação por alguém.



Quando as pessoas não recebem um bom serviço, ou quando suas necessidades de alguma forma não são preenchidas, elas rapidamente registram as suas reclamações.

Por outro lado, quando essas mesmas pessoas recebem um excelente serviço, ou são tratadas de uma maneira muito especial, raramente elas demonstram a sua apreciação.

Sugestão: Se alguém lhe envia um cliente, ou lhe envia um material precioso ou lhe assiste de alguma maneira em seus negócios, ou na sua vida pessoal, não deixe de lhe enviar um cartão, ou uma carta demonstrando a sua gratidão. Aquela pessoa certamente que estará muito mais inclinada a continuar lhe ajudando no futuro.



Por que? Porque a mais profunda necessidade da natureza humana é a necessidade de ser apreciado.



Pense nisso. Na segunda feira o Sr. Oliveira da empresa ABC presta um excelente serviço para o Cliente 1 e Cliente 2. Em resposta ao serviço prestado pelo Sr. Oliveira, o Cliente 1 não diz nada e não faz absolutamente nada. Na sexta feira, o Sr. Oliveira recebe um cartão de apreciação escrito pelo próprio punho do Cliente 2. Nesse cartão o Cliente 2 expressa a sua sincera gratidão ao Sr. Oliveira pela competência, cortesia e eficiência da empresa que lhe prestou excelente serviço. Na próxma vez que o Cliente 1 e o Cliente 2 ligarem para o Sr. Oliveira com um novo pedido, você não acha que o Cliente 2 irá receber um tratamento extra?



ESTABELEÇA UM HÁBITO

Sugestão: Desenvolva o hábito de diariamente reconhecer as pessoas pelos seus esforços e apreciar o seu bom trabalho em função de qualquer contribuição que elas estejam fazendo em sua vida. Se você desenvolver esse simples, mas saudável e poderoso hábito, você estará se elevando muito acima da média e desfrutará muito mais rapidamente o seu sucesso.



Para que você seja bem sucedido, fatalmente você irá precisar da cooperação das outras pessoas. Portanto, não faz sentido, que as pessoas estarão mais prontas a lhe ajudar quando você as reconhece e as aprecia?



Tome do telefone ainda hoje, fale com alguém ou escreva algumas linhas demonstrando profunda e sincera apreciação e espere pelo resultado. Faça disto um hábito e certamente que você ira obter mais coisas desta vida que você jamais imaginou poderia obter.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Pare de reclamar de sua VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Pare de reclamar de sua vida - Por Rosana Braga.
Uma pessoa que deseja realmente crescer, melhorar e evoluir deve, em primeiro lugar e acima de tudo, desejar genuinamente que algumas mudanças ocorram em sua vida. Para tanto, ela deve saber que as mudanças externas, sejam em relação ao trabalho, à situação financeira, ao relacionamento com pais, filhos, namorado, enfim, sejam em qualquer área de sua vida, é essencial que haja, antes, uma mudança interna.

Ou seja, que ela mude sua forma de pensar, de agir e de se comportar diante da vida. Tem uma frase da Programação Neurolingüística (PNL) que diz assim:
Se você continuar tendo as mesmas atitudes que sempre teve, vai continuar obtendo os mesmos resultados que sempre obteve.
Isso significa que para obter novos resultados é preciso ter novas atitudes!

Certamente, muitas pessoas pensarão: Ah, mas isso é óbvio! No entanto, fico impressionada com a quantidade de pessoas que tenho visto reclamando da situação em que se encontram, da vida que têm levado e das conquistas que gostariam de fazer e não conseguem... Essas pessoas parecem estarem sofrendo de uma espécie de surdez, cegueira e mudez!

E mais: de certa forma, parecem estar com uma paralisia mental e espiritual. Reclamam, reclamam e reclamam, mas não se arriscam a mudar absolutamente nada! Continuam fazendo tudo igual, todos os dias, automaticamente, como se fossem máquinas, como se por trás dessas atitudes não houvesse uma nobre missão a ser cumprida, como se a vida fosse uma seqüência de atitudes sem sentido e mecânica...

E, muitas vezes, não é por falta de recursos ou de sugestões. Se a gente sugere um livro, dizem que não têm tempo. Se a gente sugere um curso, dizem que não têm tempo ou não estão com ânimo, que estão cansadas ou até que acham uma bobagem... Se a gente sugere um passeio ou um comportamento diferente, mostram-se desinteressadas ou, de repente, surgem vários compromissos do tipo: tenho que fazer a unha, preciso visitar o túmulo do vizinho da minha tia, preciso pintar a minha casa de roxo porque disseram que dá sorte!.

Enfim, escuto as desculpas que essas pessoas arrumam com praticamente o mesmo peso que as piadas acima...
Pois eu gostaria de ser um pouco menos educada e dizer umas boas para algumas pessoas que pensam que o ouvido dos outros é penico e desperdiçam os seus dias reclamando de tudo e nada fazem para mudar, para conquistar o que desejam (ou o que nem sabem que desejam, pois estão sempre mais interessadas em falar daquilo que não desejam mais!).

Aproveito então para sugerir em bom tom que se você não está satisfeito com a vida que tem levado, se deseja realmente mudar, melhorar, tornar-se uma pessoa mais feliz, que você comece a agir de modo diferente! Não sabe como?!? Tudo bem... isso não é motivo para desistir!

Procure ajuda, leia, faça cursos, observe pessoas bem-sucedidas, procure uma terapia (existem muitas), enfim, pare de reclamar e de poluir o planeta com suas frustrações e saiba, de uma vez por todas, que as mudanças em sua vida dependem de você. Você é o único responsável por ela!!! E, de coração, muita luz e amor para você, além de meus sinceros parabéns!, pois mudar é uma atitude digna de elogios!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Trabalho Em Equipe - Cooperação Ou Saudável Competição Interna

Não faz muito tempo que, paradoxalmente, os gerentes acreditavam que a formação de equipes era apenas uma alternativa aceitável para o sucesso da empresa, sendo tratada, como outras metas empresariais, com superficial atenção. O fenômeno da internacionalização da economia, entretanto, modificou essa visão (e a postura dos gerentes), especialmente em virtude da competição globalizada, da multifuncionalidade, do impacto da tecnologia, dos resultados tangíveis de trabalhos feitos por equipes, da diminuição do absenteísmo após implantação de equipes, da exigência das normas ISO/QS e da horizontalização da hierarquia. Valorizou-se, a partir de então, o processo contínuo e interativo de um grupo de pessoas aprendendo, crescendo e trabalhando interdependentemente para alcançar metas e objetivos específicos no suporte a uma missão comum, num processo baseado nos princípios e valores claramente definidos e entendidos. Com isso, tornar os integrantes de uma equipe capazes de se tolerarem entre si o bastante para trabalharem estreitamente unidos passou a ser uma nova preocupação gerencial, além de mantê-los comprometidos com um objetivo comum e o mesmo repertório de procedimentos para atingir aquele objetivo.

Apesar dessa mudança, alguns paradigmas se sustentam, como o de que tudo deve ser feito de modo competitivo, criando-se o que costuma-se chamar de “saudável competição interna”; por essa maneira de agir, espera-se que se desenvolva entre os membros de uma equipe uma individualidade competitiva de tal maneira que lutem por seus objetivos pessoais e que, no fim, tudo seja milagrasamente, revertido ao bem da equipe. Confesso que vejo isso como algo esquizofrênico e que merece todo o cuidado numa empresa. Como pretende-se desenvolver equipes sinérgicas e altamente produtivas se o fator motivacional é a desagregação? Por que desenvolver equipes com base num paradigma que alimente o comportamento colaborativo?
A competição tem um efeito devastador no caráter. O profissional competitivo está sempre desconfiado, amedrontado, inseguro e intranqüilo pois nunca quer ser sobrepujado. Ora, se ele trabalha numa equipe e espera não ser superado, está sempre se defendendo “contra” os esforços dos seus colegas de time, usando todo tipo de artimanha para esse fim. Às vezes usam artifícios de aparência ingênua, coisas simples como piadas e ditos que podem esconder fortalecedores da desconfiança, alimento básico da competição. Cuidado com os provérbios anestesiam o raciocínio ("se a esmola é demais, o santo desconfia", "gato escaldado tem medo de água fria", etc.) e que podem minar a auto-estima. Como alimentam a desconfiança na natureza humana, reforça a não-cooperação - se eu desconfio, eu não coopero. Quer dizer, a desconfiança alimenta o individualismo e destrói o sentido de equipe.
Outra coisa que acompanha a “saudável competição interna” é o estresse. Alguém que passa 24 horas competindo, pensando em formas para derrotar e defender-se dos outros, fica muito cansado, gerando estresse e degeneração da qualidade de vida , e provocando doenças ocupacionais. Melhor seria se encontrasse a sua motivação no amor pelo trabalho, no re-significado de suas tarefas, na retomada da dignidade do seu desempenho e dos motivos que possui para ser a pessoa boa que é. Podemos dizer que, em última análise, o foco da cooperação é o quanto hoje se está melhor do que há seis meses: “Quanto eu estou melhor na minha história de vida?” Se o foco é estar melhor como pessoa, então a importância é a consciência crítica na relação com seus colegas de equipe. Esta, a meu ver, deve funcionar com alto nível de consciência crítica, sabendo manter condutas de colaboração, logo, sinergia de ações sem diversidade de objetivos (por conta de interpretações pessoais); se a equipe não se mostra dessa forma, algo não está bem, sendo importante uma rápida intervenção, podendo usar as “dicas” abaixo na identificação de eventuais crises em suas equipes de trabalho:
Você não consegue descrever facilmente a missão da equipe: Nas fases iniciais da equipe, é extremamente importante descrever a missão. Porém, este também pode ser um problema quando a equipe está junta há muitos anos e seus integrantes perderam o foco. Um teste: se você propuser a declaração da missão, os outros integrantes concordariam com você?
As reuniões são formais, enfadonhas ou tensas: As pessoas não fazem um bom trabalho num ambiente desagradável. Embora possam se mostrar reservadas durante as primeiras reuniões, enquanto avaliam a situação, é bom estar atento se as coisas não se descontraírem depois de certo tempo. Pergunte-se se alguém na equipe está se esforçando para criar um clima informal.
Há muita participação, mas pouca realização: Algumas equipes falam demais e agem muito pouco; gostam simplesmente da interação que o grupo proporciona. Se você é um membro de equipe com alto nível de envolvimento, analise se está satisfeito com os resultados tangíveis ou o progresso em direção às metas nas últimas três semanas.
Há muita conversa, mas não muita comunicação: Muitas equipes compõem-se de pessoas muito talentosas que gostam de conversar, mas não de ouvir as contribuições dos outros. Ouvir com atenção é a chave do planejamento eficaz, da solução de problemas, solução de conflitos e tomada de decisões. Pense em sua última reunião. Observou se os integrantes fizeram perguntas de esclarecimento, se usaram paráfrases para melhor compreensão ou resumos das idéias de outros?
As divergências são manifestadas em conversas particulares após a reunião: Embora às vezes haja explosão em público, as divergências organizacionais raramente se manifestam abertamente. As equipes sadias discutem francamente suas divergências profissionais. Reflita um pouco. Você está ciente das divergências importantes entre os integrantes que não estão sendo tratados abertamente?
As decisões são tomadas pelo líder formal com pouco envolvimento significativo por outros integrantes: Uma vez que muitos gerentes modernos estão cientes da importância da participação, atualmente adota-se cada vez mais métodos de reuniões, pesquisas e outros métodos de envolvimento da equipe na tomada de decisões. Entretanto, a prova real é ver se as discussões importantes da equipe e as idéias de todos são analisadas com seriedade no esforço de obter o consenso verdadeiro.
Os integrantes não são francos entre si por causa do baixo nível de confiança: Nas etapas iniciais, é natural que haja um baixo nível de confiança à medida que os integrantes se conhecem. Porém, se sua equipe está junta há certo tempo, seria conveniente perguntar o quanto se sente à vontade para expressar seus verdadeiros sentimentos sobre as questões que surgem.
Há confusão ou divergência sobre as atribuições de papéis ou tarefas: Geralmente, os conflitos emergem com questões interpessoais ou emocionais. Em outras palavras, as pessoas ficam simplesmente furiosas porque um dos integrantes fez ou deixou de fazer alguma coisa. É difícil constatar os conflitos de papéis. Talvez seja necessário que você se sente com outros integrantes da equipe e analisem se todos os integrantes pensam e agem como “nossa” equipe.
As pessoas em outras áreas da empresa que são fundamentais ao sucesso da equipe não estão colaborando: As equipes normalmente necessitam da assistência de pessoas externas que provêm as verbas, equipamentos, pessoal e apoio intangível. No histórico de uma equipe, as boas relações externas raramente deixam de ser importantes. Em qualquer momento, é importante saber se há pessoas importantes lá fora que não sabem o que estamos fazendo ou que estão cientes do nosso trabalho, mas não nos apóiam.
A equipe tem pessoas demais com o mesmo estilo: Embora possa haver diversidade de conhecimentos técnicos, há freqüentemente semelhanças na abordagem quanto ao trabalho em equipe. A diversidade de estilos leva ao exame de todos os aspectos da eficácia da equipe. Se você sentir certa falta de diversidade de estilos, analise se os integrantes estão igualmente preocupados em realizar tarefas de maneira altamente profissional, estabelecer metas e assegurar que todo o trabalho esteja direcionado a essas metas, desenvolver e manter o grupo como equipe e questionar metas e métodos.
A equipe existe há pelo menos três meses mas nunca avaliou sua atuação: É necessário que as equipes avaliem o progresso em função das metas e o processo da equipe. Examine sua equipe e pergunte: “Quando foi a última vez que nos analisamos?”.

* Paulo César T. Ribeiro é psicólogo, consultor de empresas, “coach" e "headhunter", conceituado entre os melhores apresentadores por sua reconhecida experiência em treinamentos voltados ao comportamento gerencial e ao desenvolvimento de líderes, equipes e outros diversos temas. Diretor da CONSENSOrh.


terça-feira, 27 de abril de 2010

Seja Feliz e Pronto

A idiotice é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre.

A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins.
No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você.
Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.
Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça? Ha ha ha ha ha ha ha ha!
Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana?
É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar?
Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... A realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim. Brincar é legal. Entendeu?
Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva.
Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.
Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável. Teste a teoria.
Uma semaninha, para começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras.
Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...
Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!
Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus, confie e espere só NELE e pra relaxar que tal um cafezinho gostoso agora?
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios". "Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche".
Seja você mesmo sempre e VIVA A VIDA !!!!

Arnaldo Jabor

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Bambu Chinês

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.

Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5 ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.
Um escritor de nome Covey escreveu:

"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava."

O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos. Em nosso trabalho especialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudanças de comportamento,de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a Persistência e a Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos!